Perder dados pessoais, documentos importantes é sempre uma situação frustrante para pessoas e, também, para empresas. Os motivos podem ser por exclusão acidental, perda, roubo ou falhas no sistema. É por isso que o backup é importante.
Se está preocupado em guardar os seus arquivos ou os da sua empresa de forma segura, este artigo é para si.
O backup é um cópia de segurança de dados digitais de um dispositivo com o intuito de recuperação em caso de perdas acidentais ou falhas no sistema em que os arquivos estão armazenados.
Podemos dividir as soluções de cópias de segurança em três grandes categorias: local (ou on-premises), remoto (ou cloud backup) e híbrido.
Por que é tão importante fazer backups?
Principalmente, para prevenir problemas no futuro com os dados do seu servidor. Ou seja, falhas de software, erros de programação, arquivos importantes eliminados, falhas humanas, vírus, roubo de dados e problemas com o hardware (como falha no disco, equipamento queimado, roubo de equipamento, entre outros).
Se imprevistos acontecerem, com um backup recente, só precisa de restaurar os arquivos e, assim, evitar perder dados importantes da sua empresa ou dos seus clientes.
É fundamental que quando pensar numa solução de backups, procure um backup integrado onde todas as informações, dados e projetos que a sua empresa estejam salvaguardados. Isto é, em vez de apenas fazer backups de ficheiros ou bases de dados de forma separada, a solução mais eficiente é garantir que as cópias dos seus servidores estão integralmente guardadas.
Aposte numa política para a sua empresa
Ou seja, aposte num guia que conduz todas as decisões relativas ao armazenamento de dados do negócio. A melhor solução de backup é aquela que responde às necessidades e os objetivos da sua empresa. Ou seja, a solução de backup deve cumprir os objetivos e o orçamento.
Na prática, a escolha do melhor sistema vai depender de diferentes fatores, como a sua área de atuação, o tamanho da sua empresa, os sistemas e aplicações usados e as exigências legais.
Para começar, precisa de identificar os seguintes pontos:
- quais os dados, sistemas ou ambientes que deseja ou precisa copiar?
- é necessário um backup completo (de tudo na empresa) ou parcial?
- qual o tamanho estimado dos dados e registros?
- com que frequência o backup será realizado?
- quanto tempo pretende ou precisa de manter os dados?
- em caso de perda, quanto tempo precisa para a recuperação?
- existe alguma lei ou regulamentação sobre arquivamento de dados que afeta a sua empresa?
Estas são as perguntas fundamentais para soluções de backup, que determinam custos e até o modelo ou tipo de backup que a sua empresa precisa.
Backup local ou on-premises
É um hardware ou software que a sua empresa adquire para armazenar os dados internamente.
Neste modelo, a sua empresa controla totalmente a infraestrutura e o armazenamento físico. Analogamente, exemplos de backup on-premises são discos rígidos, servidores e storages NAS. Neste tipo de backup, a empresa é responsável por toda a estrutura, inclusive pela manutenção e pela segurança.
Backup remoto ou cloud
Nesta opção, os dados e registros ficam armazenados fora da empresa. Ou seja, o sistema é mantido por um fornecedor de uma solução de backup em nuvem que cobra ao cliente com base o espaço de armazenamento usado e a configuração de um servidor.
Backup híbrido
É uma solução em que os dados são armazenados em diferentes ambientes, misturando opções de cloud e on-premises.
Temos a melhor solução para si
Resumidamente, cada um dos modelos possui pontos fortes e fracos. Mas a opção em nuvem oferece alta escalabilidade, segurança e um custo mais acessível.
Se procura uma solução de armazenamento, converse com os nossos especialistas. Ou seja, temos a equipa certa para orientar e guiar a sua empresa num plano e na escolha de uma solução que atenda às necessidades e orçamento da sua empresa.