Estamos a mudar a nossa forma de construir o front-end dos nossos websites. Porquê?
Este artigo tem as respostas.
Escrever CSS pode ser muito difícil. Não se discute. Pode ser frustrante definir as suas próprias ideias ou os designs que se recebe da equipa de design.
Bem, agora, não precisa de sofrer mais. O Tailwind CSS é uma ferramenta interessante que diminui muito este fardo.
Embora o Tailwind já exista há algum tempo, talvez ainda não se tenha cruzado com ela e desconhece as vantagens de trabalhar com ela.
Bye, bye Bootstrap!
O Bootstrap é a framework HTML, CSS e Javascript mais popular para o desenvolvimento de websites responsivos.
Lançada pelo Twitter, em 2021, é uma framework fácil de instalar e manter; encoraja o desenvolvimento consistente ao longo do projeto; usa componentes pré-construídos e dá vida aos projetos com plugins e funcionalidades Javascript aos nossos projetos.
No entanto, o paradigma está a mudar!
Olá, Tailwind!
Tailwind CSS, inicialmente lançado em 2017, é uma framework usada para aplicar CSS altamente personalizável e com todas as ferramentas que precisamos para criar designs personalizados, sem necessidade de fazer overrides em estilos por defeito ou de inventar nomes de classes absurdos, como por exemplo: produtos-inner-wrapper.
Exemplo:
O que poderá estar a pensar é: “Esta é uma forma desorganizada de definir as classes”.
Sim, normalmente, é esta a primeira reação.
Mas esta forma é muito mais fácil de se manter e é mais rápida de escrever do que o tradicional CSS.
O que colocado na definição do atributo classe de cada elemento fica compilado e adicionado ao ficheiro CSS final.
Ou seja, não é necessário compilar toneladas de linhas de css em ficheiros .scss num único ficheiro pesado, porque provavelmente o conteúdo ficará obsoleto.
Os nossos clientes também ficam a ganhar com a mudança, pois conseguimos aumentar a eficiência do projeto, construir e aperfeiçoar as versões responsivas e melhorar o desempenho do website.