Nos dias de hoje, existem 4 mil milhões de utilizadores diários de correio electrónico e muitas empresas já usam o emailing como estratégia de marketing direto para negócios B2C e B2B.

O emailing é uma abordagem de marketing direto aplicada à web. Consiste no envio de correio electrónico para uma base de dados previamente estabelecida e é uma ferramenta utilizada para muitos fins. Igualmente, pode ser utilizado para angariar novos clientes, para reter clientes existentes, para promover um produto ou um evento, etc.

Com o envio de emails de forma massiva corre-se o risco dos emails irem parar à caixa de spam dos destinatários ou simplesmente serem ignorados. Em suma, é necessário adotar boas práticas com este tipo de ferramenta e definir uma estratégia que vai da criação do corpo do e-mail ao planeamento das mensagens.

Esta estratégia tem muitas vantagens. Mas a principal ser a sua rapidez de execução e o seu baixo custo. Além disso, permite enviar uma mensagem ou promover um produto ou serviço a pessoas potencialmente interessadas neles. De facto, com uma boa segmentação e uma mensagem personalizada, o envio de correio electrónico pode facilmente visar os seus potenciais clientes e analisar os seus comportamentos, graças aos retornos da sua campanha.

Portanto, este artigo explica-lhe como proceder para tirar melhor partido do email marketing.

Diferentes tipos de emailing

Email de Boas Vindas

Ideal para novos clientes ou subscritores

Email de Feliz Aniversário

Para estabelecer uma relação de proximidade com clientes e subscritores

Email Transacional

Faz parte da relação com o cliente. Para este tipo de correio electrónico, é necessário ter em atenão prazos de resposta e fornecer apenas as informações solicitadas.

Email Sazonal

Para aumentar o interesse dos seus subscritores, é importante criar uma estratégia relacionada com os eventos actuais.

Newsletter

É utilizada para informar regularmente os seus subscritores, por isso, deve interessar o seu público. Ou seja, deixe a sua criatividade falar por si!

Email Marketing

O grande objetivo do email marketing é estimular a compra.

Email de Feedback

É usado para recolher a opinião dos seus clientes sobre os seus produtos ou serviços.

Tire o melhor partido do emailing com o email certo

Utilize as nossas dicas para escrever emails de forma a cativar e convencer o seu destinatário. Utilize o modeo AIDA, de Neil Patel – Atenção – Interesse – Desejo – Ação.

O modelo AIDA de marketing basicamente serve para dar aquele empurrãozinho em clientes indecisos e incentivá-los a avançar pelo seu funil de vendas.

  • Assunto do email: O assunto precisa de ser curto, atraente e gerar interesse por parte do cliente (por exemplo gere urgência ou mostre números de aprovação). Pode também personalizar essa parte com o nome do cliente.
  • Corpo de e-mail: Começa sempre com palavras como “Caro”, “Prezado” e “Exmo.” seguido do nome da pessoa, no início do e-mail para se dirigir ao destinatário. Seja conciso no texto do email, para que este seja lido totalmente e mencione apenas o que é relevante.
  • Utilize um tipo de letra simples para o texto e coloque negritos e sublinhados só em caso de necessidade ou para mostrar a importância de uma parte do texto.
  • Cuidado com a gramática. É importante que o leitor o leve a sério. A linguagem para o conteúdo do e-mail pode ser divertida, mais séria. Tudo depende do público a que se destina.
  • Call-to-action: é importante usar CTA num e-mail para incentivar a ação do (potencial) cliente. Crie um bom CTA usando verbos no imperativo e frases curtas, com poucas palavras, como por exemplo: “compre aqui”, “leia o texto completo” etc..

O momento de envio do seu email é tão importante quanto o conteúdo dele.

Enviar o email na altura certa tem um maior impacto em várias métricas, como por exemplo, na taxa de abertura e de cliques das suas campanhas.

É importante enviar o seu email no momento certo para:

Se enviar no momento errado, arrisca-se:

  • A passar despercebido
  • Acabar na caixa de spam dos destinatários
  • Aumentar sua taxa de cancelamento de inscrições

Em 2023, qual o melhor dia e horário para enviar emails?

Segundo as ferramentas de automação de envio de emails, os melhores dias e horas para o envio de emails são:

melhor dia e horário para enviar emails - boas práticas de emailing em 2023

Por que é que estes horários são relevantes?

Muitas pessoas começam o dia de trabalho por verificar os seus e-mails. Também, o fazem igualmente nos intervalos de almoço. No entanto, dependendo da sua audiência, o dia e horário de envio pode ser diferente, por isso a melhor maneira de dizer se os intervalos de tempo e os dias recomendados funcionam para a sua audiência é testar, testar e testar!

Se utiliza plataformas de envio de emails automatizado, fique atento a estas métricas:

  • Taxa de abertura
  • Taxa de cliques
  • Taxa de conversão
  • Taxa de cliques por abertura
  • Taxa de rejeição
  • Taxa de cancelamento de inscrição.

Certifique-se de que seus emails são compatíveis com os dispositivos móveis

Outro elemento importante para o sucesso do emailing é certificar-se que seja responsivo, ou seja, disponível tanto para os utilizadores de desktop quanto os utilizadores de dispositivos móveis.

Não podemos ignorar a importância de otimizar o email para os dispositivos móveis, visto que mais de 41,9% deles são abertos nesse meio, segundo a lista de estatísticas de email marketing statistics 2021 da BackLinko.

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) no emailing

O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) (UE) é um regulamento do direito europeu sobre privacidade e proteção de dados pessoais, aplicável a todos os indivíduos na União Europeia e Espaço Económico Europeu, que tem como objetivo: unificar as regulamentações europeias sobre a proteção dos dados, dar controlo aos cidadãos sobre o uso de seus dados e responsabilizar as empresas quanto ao processamento dos dados.

É importante que todos os seus emails respeitem o RGPD e deixem escolha ao destinatário de os receber ou não. Por isso, a opção de desinscrição na sua base de dados é essencial.

Estão, igualmente, previstas sanções para as empresas que não respeitarem o RGPD.

Se não utiliza ferramentas online de automação de envio de emails, deixamos algumas ferramentas que pode utilizar:

  • HubSpot
  • MailChimp
  • GetResponse
  • Moosend
  • SendInBlue
  • Benchmark
  • e-Goi.

Mas se procura enviar emails personalizados à marca da sua empresa, fale connosco.