5.º Lugar: ChatGPT & Github 

9% dos colaboradores definiram o ChatGPT e o Github como as ferramentas colaborativas que utilizam para agilizar o seu trabalho diariamente. 

Os colaboradores que elegeram estas ferramentas são programadores e usam o ChatGPT para expandir os seus conhecimentos e habilidades. Ou seja, procuram, essencialmente, novos conceitos, técnicas de programação avançada e recursos de aprendizagem adicionais, como tutoriais e cursos online.

Por sua vez, o GIT é um Sistema de Controle de Versões Distribuído — ou DVCS.

Este sistema de controle possui a função de registrar quaisquer alterações feitas num código, armazenando essas informações e permitindo que, caso seja necessário, um programador possa regredir a versões anteriores de uma aplicação de modo simples e rápido.

Este tipo de sistema também simplifica muito o processo de partilha de trabalho em equipa.

O GitHub, famoso entre a comunidade de programadores de todo o mundo, é uma espécie de rede social para profissionais de TI cuja tecnologia que o sustenta é o GIT.

Ou seja, é uma plataforma totalmente online onde se podem criar repositórios e hospedar projetos, colaborar com softwares open source, seguir outros programadores e interagir com códigos de terceiros.

4.º Lugar: Trello

12% dos colaboradores escolheram o Trello como ferramenta de eleição para a gestão e eficiência das suas tarefas diárias. 

O principal benefício do Trello é a facilidade de organizar tarefas e criar um fluxo de trabalho em torno delas. É uma plataforma online de apoio à gestão de todas as iniciativas da empresa, que utiliza o fluxo de tarefas baseada na metodologia Kaban. 

Por exemplo, no Trello podem-se criar quadros para cada um dos projetos e estabelecer uma dinâmica de ações das equipas. Isto é possível, porque os quadros servem para monitorizar e atualizar o andamento das tarefas, que podem ser partilhadas por diversos colaboradores. Permite também agregar recursos visuais e links. 

3.º Lugar: GitKraken 

15% dos inquiridos referiram usar o GitKraken. Todos os que escolheram esta ferramenta online são programadores. 

O GitKraken é uma das melhores ferramentas de interface gráfica (GUI) para o Git. É uma ferramenta que ajuda a gerir e controlar o repositório Git de uma equipa ou indivíduo, tornando o processo muito mais fácil e acessível.

Uma das principais vantagens do GitKraken é que torna o Git muito fácil de usar, ao oferecer uma interface muito intuitiva, com gráficos e controles visuais que ajudam a visualizar facilmente o processo de trabalho. Além disso, a ferramenta oferece um ambiente de colaboração para equipas, tornando o processo de desenvolvimento ainda mais eficiente.

2.º Lugar: Jira Software

21% dos colaboradores utilizam o Jira da Atlassian para gerir os seus projetos e tarefas. 

O Jira Software pode trazer inúmeros benefícios para negócios, ou seja, otimização do tempo de trabalho, organização e ordenamento de tarefas, maior transparência nos projetos, gestão de projetos eficaz e intuitiva, além de documentação otimizada e emissão de relatórios completos. Com a utilização do Jira, as equipas são capazes de trabalhar diretamente e de forma integrada, contribuindo diretamente para o aumento da proatividade e para a diminuição dos ruídos na comunicação que possam existir entre os envolvidos no projeto.

O Jira é uma das ferramentas online que atua, ainda, como um facilitador da comunicação com os clientes, pois através dos recursos de avaliação dos produtos, os clientes podem avaliar as entregas realizadas. Permite, assim, que ambas as partes consigam acompanhar o desenvolvimento dos projetos.

As equipas da MD3 utilizam o Jira para a gestão de tarefas. Com o Jira é possível criar tarefas com informações, datas de entrega e lembretes para que todos os membros da equipa trabalhem de forma transparente e colaborativa. O Jira permite também, que tarefas secundárias sejam incluídas para que seja realizada a divisão do trabalho em elementos maiores ou menores, a depender das necessidades da equipa e do projeto. Abaixo estão listadas as principais funções do Jira para equipas que trabalham com gestão de tarefas:

  • Notificações por e-mail
  • Hierarquia de itens
  • Criação e acompanhamento de sub tarefas
  • Registos de alterações e históricos das tarefas
  • Campos personalizáveis
  • Vinculação/relações entre tarefas
  • Vinculação de projetos

1.º Lugar: Google Workplace 

43% afirmam que as diferentes apps do Google Workplace são ferramentas online essenciais para a comunicação com as equipas. Por exemplo, todas as equipas, seja de programação seja de design, começam o dia com o meeting online (o antigo Stand Up Meeting), onde discutem as tarefas a concluir nesse dia. Esse meeting já está marcado à mesma hora, diariamente, no calendário. Também, o chat da empresa está organizado por grupos de conversas dependendo do objetivo de comunicação. 

As apps familiares baseadas na nuvem, como o Gmail, o Docs, o Drive, o Calendário e o Meet, permitem que os todos os colaboradores interajam, colaborem e sejam produtivos em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Esta característica é essencial para a realização do nosso trabalho, visto que adoptamos o modelo híbrido após a pandemia e trabalhamos com clientes internacionais.

TOP 5 collaborative Tools used by md3 team

A MD3 é uma empresa de soluções de TI que trabalha em regime de outsourcing para diversos projetos.

Juntos, ultrapassamos as fronteiras da tecnologia para transformar negócios comuns em algo extraordinário. Seguindo uma abordagem Agile, comprometemo-nos a criar produtos digitais inovadores de raiz ou a ajudar a sua equipa remotamente.

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