Criar um perfil no Google Business Profile e no Google Shopping é uma forma eficaz de atrair novos clientes, tirando partido das ferramentas de pesquisa, do Maps e muito mais.

O que é o Google Business Profile?

Lançado em junho de 2014, o serviço Google My Business ajuda a melhorar a visibilidade das empresas no seu motor de busca e, por consequência, atrair mais tráfego para o seu negócio.

Esta ferramenta é interessante para negócios que tenham uma presença física (por exemplo restaurantes) ou então que propõem serviços que implicam encontrar-se com clientes. Se o seu negócio for exclusivamente online, a sua presença no Google Business Profile não será benéfica, mas o Google oferece-lhe outras ferramentas como o Ads ou o Analytics.

O Google Business Profile é uma ferramenta valiosa que pode ajudar o seu negócio a ter mais visibilidade e mais cliques, disponibilizando aos utilizadores todas as informações necessárias sobre a sua empresa.

Para além disso, graças ao seu perfil, pode comunicar em tempo real a atividade da sua empresa e então ajudar a otimizar a sua visibilidade e o SEO local.

Para usufruir do Google Business Profile, precisa apenas de registar a sua empresa no Google Business Profile com todas as informações necessárias: nome da empresa, telefone, morada, horários, produtos e serviços, categorias, etc.., não se esqueça de indicar o URL do seu website para aumentar o tráfego de visitas ao website da sua empresa!  

Quando forem realizadas pesquisas relacionadas com o seu negócio no Google ou no Maps, o Google Business irá apresentar a sua empresa.

A listagem de empresas neste motor de busca tem um design responsivo, a informação está optimizada para ser lida em todos os suportes disponíveis (computadores e dispositivos móveis).

Importância de preencher a sua página com rigor

Todas as informações que o Google lhe pede (endereço, horário de funcionamento, número de telefone, website…) são importantes porque os seus clientes terão acesso imediato a elas.

Com o Google Business Profile, também pode partilhar imagens no seu perfil.
Aliás, uma imagem vale mais do que 1000 palavras. É necessário que partilhe fotografias atrativas e de boa qualidade para que os seus potenciais clientes fiquem curiosos.

Por exemplo, se for um restaurante, partilhe fotografias do seu menu, do seu espaço e também dos seus pratos.

Outra informação relevante para o Google é as avaliações dos clientes para efeitos de referência. Sejam elas, boas ou más, é importante que a sua empresa responda rapidamente e com respeito, porque o seu perfil é a montra da sua empresa para o mundo. Não se esqueça, o objetivo é ter o máximo de avaliações positivas para que o Google o coloque à frente dos seus concorrentes.

Qualquer pessoa que quiser entrar em contacto com a sua empresa, poderá fazê-lo sem muito esforço porque a informação está logo ali.

Quais são as vantagens?

  1. É uma ferramenta gratuita.
  2. Permite-lhe ganhar visibilidade no Google e no Google Maps.
    Ter uma presença no Google é primordial para qualquer negócio, sendo o Google o primeiro motor de busca no mundo. 
  3. Manter os clientes informados.
    Se a sua empresa passar por alterações, o Google Business Profile dá-lhe a oportunidade de garantir a coerência online. Os seus dados podem ser alterados diretamente a partir do navegador.
  4. Melhora o referenciamento natural.
    O Google Business Profile é o especialista em referenciação natural. Criar um perfil no Google Business Profile permite-lhe posicionar a sua empresa nos principais resultados do Google e obter tráfego de qualidade.
  5. Obter avaliações da parte dos clientes.
    Esse fator permite gerar confiança e credibilidade.
    Hoje em dia, aproximadamente 75% dos consumidores são motivados pela experiência de outros clientes.
    Os seus clientes podem facilmente deixar notas, críticas e imagens no seu perfil do Google. Tanto os clientes satisfeitos como os insatisfeitos podem partilhar as suas experiências. 
    Não espere que os clientes encontrem o seu Google Business Profile, partilhe o URL da sua listagem diretamente nas suas redes para gerar avaliações.
  6. Obter informações sobre os (potenciais) clientes da empresa.
    De facto, consegue ter acesso ao desempenho do seu perfil e às estatísticas sobre quantas pessoas viram o seu perfil, quantas pesquisas mostraram a sua empresa, chamadas efetuadas e cliques para o seu website, efetuados a partir do seu Perfil de empresa etc…

Outra ferramenta que é uma vantagem para o seu negócio em termos de vendas é o Google Shopping. Pois é uma excelente alternativa para atrair tráfego e melhores leads para o seu negócio!

O que é o Google Shopping?

Lançado em 2011, esta ferramenta melhora a experiência do consumidor, não só pelo fato de comparar preços e analisar produtos pelos resultados de pesquisa, mas também, porque os concorrentes tiveram que melhorar bastante os seus recursos para atrair os cliques do público.

O Google Shopping é uma vitrine virtual de produtos das lojas que pretendem vender os seus produtos online. Os produtos do Google Shopping aparecem nos resultados patrocinados de pesquisa.

O Google Shopping também tem a sua própria plataforma onde os potenciais clientes podem procurar produtos filtrando por categoria, marca ou também usar o campo de busca para fazer uma pesquisa mais específica.

Desde abril de 2020 que o Google Shopping é um serviço gratuito. Antes disso, todos os anúncios da plataforma eram integrados às campanhas do Ads, o sistema de publicidade do motor de busca.

Assim, a plataforma torna-se mais competitiva e dá mais oportunidades a pequenas lojas.

Quais são as vantagens para as empresas?

  1. Obter mais visibilidade
    De facto, se uma pessoa pesquisar por um produto que a sua empresa vende, o seu produto vai aparecer. 
  2. Obter tráfego qualificado
    Os potenciais clientes que chegam ao seu site têm maior probabilidade de efetuarem a compra. Porque? Simplesmente porque pesquisaram já com intenção de comprar. Depois, o Shopping permite mostrar mais informação ao utilizador sobre o produto em questão. A partir do momento em que clica no anúncio, o utilizador, à partida, quer mesmo comprar. 
  3. Obter números sobre o desempenho dos produtos
    O Shopping disponibiliza relatórios detalhados de análise de desempenho dos produtos listados, o que pode-o ajudar a melhorar a sua estratégia de marketing.
  4. Ferramenta de IA que cria provador virtual
    Uma ferramenta que ainda não chegou a todos os pais mas que vai permitir melhorar as vendas das lojas de roupas. Mais informações a seguir.

Google Shopping adiciona Provadores virtuais

De acordo com uma pesquisa do Google, 68% das pessoas que compram roupas online diz ter dificuldade em saber como a roupa cairá no corpo antes, 59% se sentem insatisfeitos com um item que compraram on-line porque parecia diferente do que o esperado e 42% dos compradores online não se sentem representados por imagens de modelos.

Foi a pensar nisso que o Google desenvolveu uma ferramenta com novos recursos de Inteligência Artificial para que os potenciais clientes possam provar roupas sem ter que sair de casa e melhorando a experiência das compras on-line, tornando-as mais realistas e inclusivas para o consumidor.

A ferramenta, Virtual Try-On (Provador Virtual, em português) foi lançada inicialmente com 40 modelos femininos de diferentes tamanhos, formas de corpo, idades, tons de pele, etnias e tipos de cabelo. Dessa forma, o usuário poderá selecionar a modelo que melhor lhe representa. 

Os utilizadores do Google Shopping nos Estados Unidos estão com esse recurso já liberado para realizar os testes na plataforma apenas com algumas peças de roupas por agora.

Até ao final do ano, os modelos masculinos também vão aparecer e as outras peças de roupas femininas e masculinas estarão disponíveis. 

A ferramenta será gratuita para compradores e vendedores, tendo como principal objetivo aumentar o engajamento (e, consequentemente, as vendas) dos utilizadores do Shopping.

O Google está a desenvolver novas ferramentas para dinamizar e simplificar os seus produtos tanto para os consumidores como para as empresas tirando partido da Inteligência Artificial (IA).

Precisa de ajuda para desenvolver a sua presença online? Temos a equipa ideal para o ajudar. Fale conosco!