O conceito de inteligência artificial, IA, pode ser definido como a capacidade de igualar o raciocínio humano na execução de tarefas, incluindo o processamento de informações, criação automática de soluções, aprendizagem e otimização contínua.
Na era da IA: Transformação das profissões da comunicação
A IA transformou radicalmente as profissões do sector da comunicação, que antes se baseavam na criatividade e na experiência humana.
Atualmente, a inteligência artificial oferece uma oportunidade inovadora para os profissionais do sector, pois permite uma produção mais rápida e eficiente de uma variedade de tarefas.
A IA facilita a geração de texto, imagens, vídeo, música e até ideias! Assim, os algoritmos de IA permitem às agências de comunicação propor estratégias mais eficazes e personalizadas aos seus clientes, através da análise dos dados dos utilizadores.
Além disso, a IA avalia o desempenho das publicações e orienta melhorias, ajudando a otimizar as redes sociais e a melhorar as estratégias de marketing através da tomada de decisões adequadas.
A IA está agora integrada em muitas vertentes da comunicação, reinventando as interacções e os métodos de análise. Entre os softwares disponíveis, encontramos :
- ChatGPT: Software que ajuda a gerar texto de alta qualidade para escrever artigos, guiões, e-mails e responder a perguntas de clientes. Ao automatizar a criação de conteúdos, o ChatGPT poupa tempo e produz textos coerentes e cativantes.
- Copy.ai: Plataforma que ajuda a gerar conteúdos de marketing, tais como descrições de produtos, títulos apelativos e publicações para redes sociais. Copy.ai permite às equipas de marketing criar rapidamente textos atraentes e adaptados às suas necessidades.
- DALL-E: Gerador de imagens baseado em texto cria ilustrações, arte concetual e imagens complexas com base nas descrições fornecidas, facilitando a criação de imagens únicas e personalizadas.
Estes diferentes exemplos ilustram a variedade de ferramentas oferecidas pela IA, que continuará a evoluir nos próximos anos.
Mas será que há limites para a utilização da IA?
Os limites e os desafios da IA
O ChatGPT é muito utilizado pelo público em geral, nomeadamente pelos estudantes. No entanto, a sua base de dados nem sempre está actualizada e não é fiável. Além disso, é fácil detetar quando uma frase é gerada pelo ChatGPT. É importante não confiar nele a 100%, mas vê-lo como uma ferramenta que pode aumentar a sua criatividade e conhecimentos.
Um dos maiores desafios da IA reside na recolha e análise de grandes quantidades de dados pessoais.
De um ponto de vista ético, esta recolha suscita grandes preocupações em matéria de privacidade. Por conseguinte, é fundamental que a utilização destes dados seja transparente e respeite os direitos dos indivíduos.
A personalização levada ao extremo pode ser entendida como intrusiva, invadindo a privacidade dos utilizadores e suscitando receios de vigilância.
O futuro das profissões da comunicação com a IA
Enquanto alguns vêem a IA como o fim das profissões de comunicação, outros vêem-na como uma verdadeira mais-valia para os profissionais.
Em Portugal, por exemplo, segundo o inquérito “Qual o impacto das ferramentas de IA no setor da Comunicação?”, realizado pela agência Marco e com uma amostra de 100 profissionais, que visava compreender o impacto das ferramentas de IA na vida dos profissionais de comunicação portugueses e a forma como podem mudar o paradigma do setor, concluiu que a maioria (62%) dos profissionais de comunicação encara a utilização da inteligência artificial (IA) como uma oportunidade.
No entanto, 37% veem a existência destas ferramentas como uma ameaça ao seu trabalho e 30% têm mesmo medo de perder o emprego para as novas tecnologias.
No entanto, em França, apenas 38% das empresas dão formação em IA. Isto levanta questões sobre a sua capacidade de adaptação às rápidas mudanças no mercado. Por este motivo, é essencialhaver formação para tirar o máximo partido destas ferramentas e fazer da IA uma ferramenta quotidiana para os profissionais da comunicação.
Ao dominar esta tecnologia, os comunicadores de amanhã serão capazes de criar campanhas mais eficazes e rentáveis. A IA, quando utilizada de forma ética e responsável, pode tornar-se um poderoso aliado para fazer recuar os limites da criatividade e da inovação na comunicação.
Em outras palavras, a IA é espetacular, mas é importante saber gerenciá-la, e para isso, na MD3 Studio, contamos com profissionais dedicados a aprimorar sua utilização no campo do design e do marketing, expandindo assim seus limites criativos. Entre em contato conosco aqui.