Vivemos numa era de omnichannel, ou seja, a complementaridade entre canais online (web, app, redes sociais) e offline (lojas físicas, rádio, TV).

Para alcançar o sucesso com o omnichannel, as marcas precisam de conhecer muito bem os seus consumidores:

O que é que elas querem? Ou valorizam?

Do que é que gostam? Ou o que sentem?

O que incita à compra? E o que os leva a escolher uma ou outra marca?

A Internet transformou a forma como as pessoas tomam decisões de compra. Hoje em dia, os consumidores encontram-se em vários canais de comunicação digital e procuram informações sobre o que querem comprar. Por conseguinte, a presença de um negócio online é importante!

Pesquisar antes de comprar

Num estudo do Google, 83% dos inquiridos que visitaram uma loja, fizeram anteriormente um inquérito online sobre o produto desejado. Ou seja, mesmo que a compra seja numa loja física, os consumidores utilizam os seus diferentes canais digitais para decidir sobre a sua compra.

Assim, mesmo que a venda primária seja para comprar num local físico, é importante que o produto e a marca estejam disponíveis online, pelo menos numa plataforma ou numa rede social.

Como a maioria das lojas estão fechadas ao público, o consumidor foi redireccionado para plataformas digitais.

Para alguns, ainda existem algumas barreiras à compra online:

  • falta de confiança no vendedor;
  • necessidade de ver, tocar e experimentar antes de comprar;
  • métodos electrónicos de pagamento;
  • pagamento imediato (apesar de haver várias ofertas, ainda há consumidores que preferem pagar em dinheiro, excepto nos casos em que é possível ao consumidor pagar no momento da entrega da encomenda).

Como pode o omnichannel responder com sucesso às necessidades dos consumidores em 2021?

Ler o artigo completo: The Future of Shopping Has Arrived Early: Industry Perspectives.

Melhorar as experiências de compra para responder às novas expectativas dos consumidores

Para além de procurar o melhor preço, o consumidor procura, acima de tudo, comprar em segurança.

Conceber e desenvolver lojas online cuja experiência seja agradável e segura para o consumidor é essencial.

É também importante mostrar o stock dos produtos mais populares, permitir listas de desejos e armazenar os produtos no cesto de compras, por exemplo.

Partilhar informação de uma forma clara e acessível

No momento da compra, é importante simplificar a compra.

Por conseguinte, uma loja online deve ser desenvolvida tendo em mente a “viagem do utilizador” desde a escolha do produto até à intenção de compra, até ao momento da partilha de dados pessoais sensíveis, métodos de pagamento, data de entrega e, possivelmente, informações sobre a política de devolução do produto.

Chegar aos compradores de todo o mundo

Cada vez mais consumidores estão a encontrar um equilíbrio entre as compras locais e globais.
As vendas em linha transfronteiriças, por exemplo, registaram um aumento de cerca de 21%, correspondente ao primeiro semestre de 2020 à escala global, em comparação com o mesmo período em 2019, devido ao facto de os consumidores estarem à procura de uma maior disponibilidade de produtos e preços.

Construir a lealdade através de uma estratégia multidimensional

Mais de 60% dos consumidores dizem ter experimentado uma nova marca desde o início da pandemia e 58% dizem ter utilizado uma nova plataforma de comércio electrónico.

Esta divisão resultou numa diminuição da lealdade, uma vez que consumidores de todo o mundo dizem que se sentem menos leais quando se trata de lojas físicas e plataformas de compras online. Dito isto, a lealdade deriva cada vez mais de factores tais como a acessibilidade de preços.

Embora o preço seja o motor da lealdade das compras online, também as entregas, devoluções e a sua eficácia tornam o cliente leal ou não à marca.

Os desafios da pandemia estão a crescer cada vez mais, contudo, para as marcas (pequenas ou grandes) com melhores ferramentas online, as oportunidades também estão a crescer.

Interessado em criar uma loja online ou uma plataforma para promover a sua marca? Tire partido da era omnichannel e fale connosco.