Nos dias de hoje dizer que as redes sociais vieram para ficar é uma redundância…

Afinal fazem parte das nossas vidas pessoais e profissionais e são praticamente um bem essencial para muitos!

Comunicamos cada vez mais recorrendo a redes sociais, seja para fins pessoais, profissionais ou como forma de publicidade e propaganda. 

Em Portugal, em janeiro de 2021, existiam 7,80 milhões de utilizadores inscritos em redes sociais, o equivalente a 76,6% da população portuguesa. 

Digital 2021: Portugal, DATAREPORTAL

A facilidade de acesso e distribuição de informação nas plataformas digitais, aliado ao crescente uso dos aparelhos conectados, torna-se a melhor maneira de alcançar o público-alvo para as empresas, independentemente do seu mercado. 

Cada vez mais as empresas expandem os seus conteúdos, produtos e serviços para as redes sociais, que servem como um funil para o utilizador.

O utilizador acede ao que realmente lhe interessa e facilmente encontra formas de aprofundar os seus conhecimentos sobre os temas que considera relevantes. 

Concluindo, as redes sociais são ótimos exemplos para divulgar a marca de uma empresa ou reforçar a identidade empresarial e apresentar novos produtos.

Por que utilizar redes sociais para empresas?

As redes sociais são canais de divulgação, atração e, principalmente, relacionamento com leads e clientes. Os perfis e páginas de empresas nas redes sociais são canais de contato direto, com poucos filtros e restrições. Justamente por esse fator o trabalho feito nestes ambientes é o de atendimento a clientes para dúvidas, queixas, pedidos, críticas ou sugestões.

Redes sociais para empresas são, inclusive, canais de vendas! 

É possível promover anúncios nestas plataformas, além de impulsionar publicações específicas para conseguir mais seguidores, mais leads na estratégia de Inbound, mais agendamentos para contacto e até mais vendas dentro de lojas virtuais.

Os canais de contato direto, como o Messenger do Facebook ou as mensagens diretas (DMs) do Instagram, Linkedin e Twitter, também servem para fazer contatos de prospecção e qualificação de vendas.

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Mas quais são as melhores redes sociais para empresas manterem perfis e estratégia de conteúdo?

Facebook

O Facebook possui um alcance gigante. Com um público muito variado, é uma plataforma que recolhe informações (com autorização) relevantes para segmentação de público e direcionamento de conteúdos e anúncios.

Com o Facebook é possível divulgar fotos, vídeos, fazer transmissão ao vivo, divulgar vagas, criar eventos, fazer ligações para o website da empresa.

Uma das principais ferramentas utilizadas no Facebook é o recurso a promoções, que para além de captarem a atenção do público também permitem que a marca da empresa seja vista por mais pessoas.

A linguagem pode variar de acordo com o público alvo desejado. Pois a rede social engloba diversas faixas etárias, classes sociais e interesses quanto a hobbies e estilo de vida.

Um dos maiores focos do Facebook atualmente é nos vídeos.

É possível publicá-los entre o conteúdo normal, no formato de Histórias, em transmissões ao vivo (live) e também no formato de Watch Party dentro de grupos.

A rede até já conta com uma transmissão de vídeo especial para streaming de videojogos.

Empresas que utilizam o Facebook já devem ter notado uma diminuição no alcance e engajamento de suas publicações orgânicas.

A rede tem priorizado também as publicações de amigos e de grupos. Por isso as publicações de empresas em páginas profissionais devem ser impulsionadas com valores monetários para aumentar o seu alcance e distribuição.

Para além da publicação de conteúdos variados, as páginas de empresas devem estar completas com informações como link para o site, endereços, telefones, e-mail, horários de funcionamento, lista de serviços ou produtos e outros pontos que ajudem o cliente a encontrar a empresa, resolvendo suas necessidades iniciais.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social com imenso potencial para empresas B2B, cujo público consumidor são outras empresas.

Embora as empresas estejam presentes na rede através das Páginas de Empresa, o maior apelo é com os perfis pessoais, feitos pelos profissionais. Estes, têm o objetivo de partilhar conhecimentos e notícias, criar networking e apresentar os seus trabalhos ou empresas.

Para as empresas, o LinkedIn serve como apresentação da empresa e ferramenta de recrutamento, pois é possível anunciar vagas e definir com assertividade o perfil de profissional procurado.

Também é um canal de divulgação de conteúdo, podendo distribuir peças mais complexas como as pesquisas, casos de sucesso e artigos.

Ao divulgar o seu material e marca no LinkedIn, a empresa conquista o seu espaço na rede, mostrando que está atenta às tendências do mercado. E tornando-se, assim, uma referência entre profissionais da área.

Além da estratégia de conteúdo e da ferramenta de divulgação de vagas, o LinkedIn também tem utilidade nos processos de vendas B2B. 

Os comerciais da empresa devem ter o seu perfil ativo, atualizado e completo para poderem utilizá-lo como ponto de contacto com outras empresas e seus dirigentes ou tomadores de decisão que possam comprar o produto ou serviço.

Como a rede também tem seu canal de mensagens privadas, chamado de InMail, já é possível fazer a ponte e o primeiro contato com seus leads.

É claro que, para o objetivo de vendas, é essencial ter todo o restante do processo bem estruturado e acionado. Incluindo, igualmente, o envio de e-mails e as ligações para prospecção e qualificação dos leads.

Instagram

Rede social de preferência do público, ao lado do Facebook (e com integração a esta rede), o Instagram é uma plataforma puramente visual que permite juntar entretenimento com funcionalidade.

Sendo composta por publicações de fotos e vídeos, o canal também se mostra como uma opção para a publicação de campanhas, promoções e divulgação de produtos.

Além do feed, em que os utilizadores navegam e visualizam imagens, vídeos e anúncios, a rede também tem o recurso de Histórias (Stories), com imagens e vídeos de até 15 segundos.

Estes vídeos, que só ficam visíveis por 24 horas, Reels (vídeos curtos) e IGTV, que permite o upload e armazenamento de vídeos mais longos, desde que verticais.

Tanto as páginas comerciais como os perfis pessoais podem utilizar as mensagens diretas.

Por ser uma rede social simples e de acesso constante, o Instagram é um dos canais mais propícios para a divulgação de produtos e da marca da empresa. 

Desta forma é possível envolver o público com as marcas, tornando-o um possível consumidor.

Ainda há o benefício de aliar o nome da empresa a um canal dinâmico. Mas, para colher todos esses ponto positivos é indispensável a construção de um plano de conteúdo original para a rede.

Manter a regularidade de publicações e mesclar diferentes tipos de conteúdo ajuda no engajamento, no alcance de novos seguidores e no relacionamento com seus leads.

No recurso de Stories, por exemplo, o Instagram disponibiliza caixas que dão espaço para receber perguntas ou realizar testes com o público. 

A linguagem em todas publicações para Instagram deve ser leve e direta, investindo mais no visual seja com fotos, ilustrações ou animações. Aplicar a identidade visual da empresa também ajuda na fixação e recordação da marca.