Neste artigo, analisamos as tendências para as redes sociais, proporcionando uma visão ampla das mudanças que estão por vir. Por outro lado, o objetivo deste artigo é orientá-lo na escolha das redes sociais mais adequadas para o seu negócio e qual o conteúdo que deverá criar, para melhorar a visibilidade e engajamento da sua marca. 

Descubra mais sobre as redes sociais para este ano.

As redes sociais emergem como os canais de comunicação mais dinâmicos da era digital e estão em constante evolução. É, por isso, expectável que as marcas tenham uma presença digital forte e que se perguntem: Em que redes sociais vale a pena apostar em 2024 para fazer crescer o meu negócio?

O ano passado foi marcado por inúmeras novidades nas redes sociais, como por exemplo: a mudança do nome do Twitter para X; o Tiktok cresceu exponencialmente com os seus vídeos curtos; o Instagram anunciou o “Threads”; e a Meta tem agora a certificação Meta paga. 

Em 2024, qual o conteúdo para as redes sociais que podemos esperar?

Já referimos aqui no nosso Digital Magazine quais as tendências para o Marketing em 2024. Portanto, hoje, partilhamos o que os consumidores de redes sociais vão encontrar ao entrar nos seus perfis.  

Meta / Facebook

À medida que entramos em 2024 e com 20 anos de idade, o Facebook continua a adaptar-se e a inovar-se para corresponder às expectativas dos seus utilizadores. 

Os ajustes feitos pela Meta já produziram melhorias da sua performace em 2023 e, no início do ano, a Meta anunciou que tinha ultrapassado a marca dos 2 mil milhões de utilizadores diários.

Conforme os líderes da Meta, algumas novidades estão a caminho! Descubra as principais tendências que irão potencialmente moldar esta rede social:

Mensagens para as empresas

Os potenciais clientes querem comunicar com a empresa da mesma forma que comunicam com os amigos. Em 2024, as mensagens sejam mais acessíveis entre as pessoas e as empresas.

Um melhor desempenho graças aos Reels 

Com mais de 200 mil milhões de reproduções de reels por dia no Instagram e no Facebook, este formato continua a transformar a atenção em ação. 

Por isso, espera-se que as empresas continuem a criar Reels para poderem ir ao encontro de potenciais clientes e dos clientes fidelizados.

Inteligência Artificial

Prevê-se que haja uma maior integração das novas tecnologias como a IA, para proporcionar experiências imersivas e envolventes aos utilizadores. Neste sentido, também ajudará as empresas a criar anúncios de forma mais rápida e eficaz, e a criação de segmentação de audiências com o Facebook e Instagram ads.

Embora ainda possa fazer sentido para as empresas locais utilizar o Facebook, já não o faz para um bom número de empresas, mas porquê? O engajamento é quase inexistente como podem testemunhar várias páginas, a não ser que se faça publicidade.

De facto, o Facebook não oferece qualquer conselho para além de encorajar a investir em Ads. 

Instagram

O Instagram é uma rede social que ainda tem um forte impacto. A plataforma atrai um total de visitas, por mês, de 4.25 mil milhões e classifica-se como o 8º sítio Web mais visitado do mundo, de acordo com a Semrush.

Quais as tendências do Instagram que lhe darão uma boa presença online?

Reels

Este ano, contamos que este formato continue a evoluir depois de um crescimento significativo em 2023. Com mil milhões de partilhas diárias através de mensagens diretas, de acordo com a Meta, os Reels estão a tornar-se uma ferramenta essencial. 

Qual é a vantagem de usar este formato para a sua marca? 

É um formato onde podemos abordar vários temas de forma criativa, desde tutoriais a  storytelling da empresa, dando-lhe a oportunidade de construir uma identidade de marca impactante.

As publicações colaborativas

É um tipo de publicação que permite que até 3 utilizadores combinem os seus talentos numa publicação, evitando a duplicação nos diversos perfis. Assim os gostos e comentários são partilhados, oferecendo uma experiência colectiva. 

Stories interactivas

É o formato ideal para quem pretende ganhar visibilidade. Além disso, é um conteúdo dinâmico e efêmero (dura apenas 24h), ideal para criar uma ligação única com o seu público-alvo. 

Permite comunicar em tempo real, de uma forma muito mais autêntica, algo que também é primordial em 2024 para o Instagram e todas as redes. 

Nesse sentido, as Stories vão continuar a receber melhorias com novas funcionalidades. Tais como: a criação de fundo de stories por IA, novos filtros. Também as funcionalidades existentes como os autocolantes “Ligação”, “Perguntas” e “Sondagem” vão ter upgrades.

Hoje em dia, também já é possível ter um preview das fotos no feed diretamente no Instagram! 

Linkedin

Todos sabemos que o Linkedin é a rede social mais importante para o B2B. 

É a plataforma mais conhecida para a procura de emprego, no entanto, também serve para criar uma ligação e um contacto comercial com potenciais clientes.

Pode aproveitar o Linkedin para a prospeção de clientes, atrair talentos e melhorar o seu employer branding.

Além disso, a plataforma tem vários formatos, como vídeos, slideshows e e-books, que permitem diversificar os conteúdos em relação a outras redes.

No entanto, em 2024, o que se espera das tendências? 

Espera-se que o Linkedin se consolide como a plataforma definitiva para networking profissional e com conteúdos mais focados em storytelling e UGC. O foco também vai se dirigir às comunidades, porque são um ótimo meio para construir relacionamentos e gerar leads. 

Hoje em dia, é necessário criar conteúdos relevantes se quiser ter sucesso no marketing digital.

TikTok

O TikTok tornou-se viral e consumível em todo o mundo, graças aos seus conteúdos de vídeo curtos e de entretenimento. Como referimos no início deste artigo, existe uma forte tendência ao consumo de vídeos mais curtos.

Segundo o Tiktok, em 2024, “a comunidade TikTok irá despertar uma mentalidade transformadora alimentada pela curiosidade, imaginação, vulnerabilidade e coragem.” 

Partilhamos aqui as novas tendências:

  • A curiosidade atingiu o pico

As pessoas recorrem ao TikTok à procura de mais do que uma única “resposta certa”. Todas as curiosidades e interesses atingem o seu “pico” no TikTok.

  • Storytelling

O facto de contar histórias, desperta a curiosidade dos utilizadores que mantêm a sua atenção mais tempo (cerca de 1,4x mais). 

  • Eliminar o problema da confiança

Depois de ver um anúncio no TikTok, os utilizadores confiam 41% mais na marca e têm 31% mais probabilidade de serem fiéis à marca.

Pinterest

O Pinterest é uma plataforma focada em imagens onde os utilizadores podem criar “quadros” nos seus perfis e/ou guardar “pins”. É uma rede social popular para encontrar inspiração para projetos de decoração, arte, moda, culinária e muito mais.

Alguns dados sobre o Pinterest:

  • Conta com mais de 482 milhões de utilizadores em todo o mundo,
  • 77% dos utilizadores ativos descobrem novos produtos ou marcas nesta rede social,
  • 98% experimentaram algo que encontraram no Pinterest.

Ao longo dos anos, o Pinterest desenvolveu novas funcionalidades para negócios, como a conta empresarial e ferramentas de estatísticas. 

Partilhamos aqui as novas tendências que se esperam para 2024:

  • Mais marcas vão utilizar esta plataforma

De facto, o Pinterest tem menos utilizadores do que o Facebook ou o Instagram, mas possui um enorme potencial para negócios, como podemos perceber pelos números apresentados anteriormente. 

  • Comércio eletrónico 

A rede social tem ampliado as suas capacidades de comércio eletrónico nos últimos anos, e esta tendência deverá intensificar-se, com a opção de compra diretamente pelo Pinterest. 

  • Utilização de vídeos 

Com o vídeo em ascensão em várias plataformas, espera-se que este tipo de conteúdo ganhe maior relevância na plataforma.

É importante que as marcas partilhem ideias inspiradoras e interajam com os utilizadores. Desta forma, novos potenciais clientes podem descobrir o seu negócio e visitar o seu website.

Conclusão

Concluindo, as redes sociais têm o poder de permitir às marcas estarem onde o seu público está, de falar a mesma língua dos consumidores, de estreitar os relacionamentos e de provocar o desejo de consumo, conduzindo-o até a compra — tudo isso é resultado de um bom trabalho no Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn e outras plataformas.

Para quem trabalha com gestão de redes sociais, sabe que tem de estar sempre em cima do acontecimento e a par das novidades: há sempre um novo recurso, uma nova tecnologia, uma nova estratégia para explorar. Por isso, os profissionais precisam de estar sempre em dia com as tendências e antecipar-se às mudanças. 

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