Neste artigo, analisamos as tendências para as redes sociais, proporcionando uma visão ampla das mudanças que estão por vir. Por outro lado, o objetivo deste artigo é orientá-lo na escolha das redes sociais mais adequadas para o seu negócio e qual o conteúdo que deverá criar, para melhorar a visibilidade e engajamento da sua marca.
Descubra mais sobre as redes sociais para este ano.
As redes sociais emergem como os canais de comunicação mais dinâmicos da era digital e estão em constante evolução. É, por isso, expectável que as marcas tenham uma presença digital forte e que se perguntem: Em que redes sociais vale a pena apostar em 2024 para fazer crescer o meu negócio?
O ano passado foi marcado por inúmeras novidades nas redes sociais, como por exemplo: a mudança do nome do Twitter para X; o Tiktok cresceu exponencialmente com os seus vídeos curtos; o Instagram anunciou o “Threads”; e a Meta tem agora a certificação Meta paga.
Em 2024, qual o conteúdo para as redes sociais que podemos esperar?
Já referimos aqui no nosso Digital Magazine quais as tendências para o Marketing em 2024. Portanto, hoje, partilhamos o que os consumidores de redes sociais vão encontrar ao entrar nos seus perfis.
Meta / Facebook
À medida que entramos em 2024 e com 20 anos de idade, o Facebook continua a adaptar-se e a inovar-se para corresponder às expectativas dos seus utilizadores.
Os ajustes feitos pela Meta já produziram melhorias da sua performace em 2023 e, no início do ano, a Meta anunciou que tinha ultrapassado a marca dos 2 mil milhões de utilizadores diários.
Conforme os líderes da Meta, algumas novidades estão a caminho! Descubra as principais tendências que irão potencialmente moldar esta rede social:
Mensagens para as empresas
Os potenciais clientes querem comunicar com a empresa da mesma forma que comunicam com os amigos. Em 2024, as mensagens sejam mais acessíveis entre as pessoas e as empresas.
Um melhor desempenho graças aos Reels
Com mais de 200 mil milhões de reproduções de reels por dia no Instagram e no Facebook, este formato continua a transformar a atenção em ação.
Por isso, espera-se que as empresas continuem a criar Reels para poderem ir ao encontro de potenciais clientes e dos clientes fidelizados.
Inteligência Artificial
Prevê-se que haja uma maior integração das novas tecnologias como a IA, para proporcionar experiências imersivas e envolventes aos utilizadores. Neste sentido, também ajudará as empresas a criar anúncios de forma mais rápida e eficaz, e a criação de segmentação de audiências com o Facebook e Instagram ads.
Embora ainda possa fazer sentido para as empresas locais utilizar o Facebook, já não o faz para um bom número de empresas, mas porquê? O engajamento é quase inexistente como podem testemunhar várias páginas, a não ser que se faça publicidade.
De facto, o Facebook não oferece qualquer conselho para além de encorajar a investir em Ads.
O Instagram é uma rede social que ainda tem um forte impacto. A plataforma atrai um total de visitas, por mês, de 4.25 mil milhões e classifica-se como o 8º sítio Web mais visitado do mundo, de acordo com a Semrush.
Quais as tendências do Instagram que lhe darão uma boa presença online?
Reels
Este ano, contamos que este formato continue a evoluir depois de um crescimento significativo em 2023. Com mil milhões de partilhas diárias através de mensagens diretas, de acordo com a Meta, os Reels estão a tornar-se uma ferramenta essencial.
Qual é a vantagem de usar este formato para a sua marca?
É um formato onde podemos abordar vários temas de forma criativa, desde tutoriais a storytelling da empresa, dando-lhe a oportunidade de construir uma identidade de marca impactante.
As publicações colaborativas
É um tipo de publicação que permite que até 3 utilizadores combinem os seus talentos numa publicação, evitando a duplicação nos diversos perfis. Assim os gostos e comentários são partilhados, oferecendo uma experiência colectiva.
Stories interactivas
É o formato ideal para quem pretende ganhar visibilidade. Além disso, é um conteúdo dinâmico e efêmero (dura apenas 24h), ideal para criar uma ligação única com o seu público-alvo.
Permite comunicar em tempo real, de uma forma muito mais autêntica, algo que também é primordial em 2024 para o Instagram e todas as redes.
Nesse sentido, as Stories vão continuar a receber melhorias com novas funcionalidades. Tais como: a criação de fundo de stories por IA, novos filtros. Também as funcionalidades existentes como os autocolantes “Ligação”, “Perguntas” e “Sondagem” vão ter upgrades.
Hoje em dia, também já é possível ter um preview das fotos no feed diretamente no Instagram!
Todos sabemos que o Linkedin é a rede social mais importante para o B2B.
É a plataforma mais conhecida para a procura de emprego, no entanto, também serve para criar uma ligação e um contacto comercial com potenciais clientes.
Pode aproveitar o Linkedin para a prospeção de clientes, atrair talentos e melhorar o seu employer branding.
Além disso, a plataforma tem vários formatos, como vídeos, slideshows e e-books, que permitem diversificar os conteúdos em relação a outras redes.
No entanto, em 2024, o que se espera das tendências?
Espera-se que o Linkedin se consolide como a plataforma definitiva para networking profissional e com conteúdos mais focados em storytelling e UGC. O foco também vai se dirigir às comunidades, porque são um ótimo meio para construir relacionamentos e gerar leads.
Hoje em dia, é necessário criar conteúdos relevantes se quiser ter sucesso no marketing digital.
TikTok
O TikTok tornou-se viral e consumível em todo o mundo, graças aos seus conteúdos de vídeo curtos e de entretenimento. Como referimos no início deste artigo, existe uma forte tendência ao consumo de vídeos mais curtos.
Segundo o Tiktok, em 2024, “a comunidade TikTok irá despertar uma mentalidade transformadora alimentada pela curiosidade, imaginação, vulnerabilidade e coragem.”
Partilhamos aqui as novas tendências:
- A curiosidade atingiu o pico
As pessoas recorrem ao TikTok à procura de mais do que uma única “resposta certa”. Todas as curiosidades e interesses atingem o seu “pico” no TikTok.
- Storytelling
O facto de contar histórias, desperta a curiosidade dos utilizadores que mantêm a sua atenção mais tempo (cerca de 1,4x mais).
- Eliminar o problema da confiança
Depois de ver um anúncio no TikTok, os utilizadores confiam 41% mais na marca e têm 31% mais probabilidade de serem fiéis à marca.
O Pinterest é uma plataforma focada em imagens onde os utilizadores podem criar “quadros” nos seus perfis e/ou guardar “pins”. É uma rede social popular para encontrar inspiração para projetos de decoração, arte, moda, culinária e muito mais.
Alguns dados sobre o Pinterest:
- Conta com mais de 482 milhões de utilizadores em todo o mundo,
- 77% dos utilizadores ativos descobrem novos produtos ou marcas nesta rede social,
- 98% experimentaram algo que encontraram no Pinterest.
Ao longo dos anos, o Pinterest desenvolveu novas funcionalidades para negócios, como a conta empresarial e ferramentas de estatísticas.
Partilhamos aqui as novas tendências que se esperam para 2024:
- Mais marcas vão utilizar esta plataforma
De facto, o Pinterest tem menos utilizadores do que o Facebook ou o Instagram, mas possui um enorme potencial para negócios, como podemos perceber pelos números apresentados anteriormente.
- Comércio eletrónico
A rede social tem ampliado as suas capacidades de comércio eletrónico nos últimos anos, e esta tendência deverá intensificar-se, com a opção de compra diretamente pelo Pinterest.
- Utilização de vídeos
Com o vídeo em ascensão em várias plataformas, espera-se que este tipo de conteúdo ganhe maior relevância na plataforma.
É importante que as marcas partilhem ideias inspiradoras e interajam com os utilizadores. Desta forma, novos potenciais clientes podem descobrir o seu negócio e visitar o seu website.
Conclusão
Concluindo, as redes sociais têm o poder de permitir às marcas estarem onde o seu público está, de falar a mesma língua dos consumidores, de estreitar os relacionamentos e de provocar o desejo de consumo, conduzindo-o até a compra — tudo isso é resultado de um bom trabalho no Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn e outras plataformas.
Para quem trabalha com gestão de redes sociais, sabe que tem de estar sempre em cima do acontecimento e a par das novidades: há sempre um novo recurso, uma nova tecnologia, uma nova estratégia para explorar. Por isso, os profissionais precisam de estar sempre em dia com as tendências e antecipar-se às mudanças.
A MD3 STUDIO possui uma equipa de profissionais que o podem ajudar a gerir as suas redes sociais. Peça o seu orçamento, aqui.