O mundo do digital está em constante evolução. Todos os meses surgem novas tecnologias e ferramentas, assim como mudanças das preferências do consumidor.
Já referimos aqui no nosso Digital Magazine quais as tendências para Design UI em 2024. Da mesma forma, no Marketing estão a surgir novas tendências.
O objetivo é orientá-lo na definição das suas estratégias para as publicações nas redes sociais, para a comunicação da sua marca e criação de novos conteúdos, de forma a mellhorar a visibilidade da sua marca e como aplica o marketing digital.
Neste artigo, exploramos algumas das tendências mais promissoras sobre o Marketing neste ano.
Vídeos curtos
Cada vez mais, vemos o vídeo como rei a ser utilizado nas redes sociais para a comunicação das empresas. Se no ano passado, os vídeos tinham de ter pelo menos 3 minutos, em 2024, apostamos em vídeos curtos.
Estes vídeos estão a revolucionar a utilização das redes sociais.
As pessoas procuram entretenimento e informação, algo que os vídeos oferecem de forma prática. Além disso, em comparação ao conteúdo escrito, os vídeos são conteúdos consumidos mais facilmente pelo utilizador e permitem captar a atenção de potenciais clientes mais rapidamente.
Este tipo de conteúdo ajuda a crescer de forma orgânica mais rapidamente, principalmente se se tornar viral.
Contudo, não se esqueça de incluir honestidade, humanidade e informação nos seus vídeos. A chave aqui é que sejam úteis e dinâmicos!
Micro Influenciadores
Todos nós sabemos que existem parcerias entre as marcas e influenciadores, em que estes promoverem os produtos ou serviços de marcas e esta tendência não vai desaparecer. Contudo, sofreu algumas alterações. Quais?
Hoje em dia, as empresas apostam mais em micro-influenciadores. Porquê?
Após uma série de polémicas com influenciadores a burlarem os seus seguidores, os potenciais clientes deixaram de consumir.
O último exemplo relatado é o de Chiara Ferragni, uma das mais conhecidas influenceres italianas, que deitou tudo a perder depois de ter sido “apanhada” num escândalo.
Chiara Ferragni fez um acordo com a pastelaria Balocco para a venda de uma edição especial de bolos pandoro – típica delícia de Natal oriunda de Verona – para a época festiva de 2022. A conjugação desta publicidade com o aumento do preço dos bolos, levou os consumidores a crer que as receitas reverteriam em parte para uma instituição de caridade ligada ao Hospital Regina Margherita, mas tal não correspondia à verdade – só uma doação de 50 mil euros foi feita. A reputação da influencer ficou de tal forma abalada que várias marcas terminaram os seus acordos com Chiara Ferragni, desde a Safilo até à Coca-Cola.
No entanto, os consumidores continuam a identificarem-se com micro-influenciadores e confiam mais neles. Entenda-se que micro-influenciadores são influenciadores que têm entre 10 mil e 50 mil seguidores e que um número menor de seguidores costuma vir acompanhado de outras métricas muito relevantes, como uma taxa de engajamento mais alta, um público mais segmentado, contratos mais acessíveis e maior credibilidade.
Ainda assim, é preciso escolher o influenciador dependendo do seu nicho. Ou seja, este influenciador tem seguidores que fazem parte do seu público-alvo? Partilha os valores da sua empresa?
Não se esqueça que o micro influenciador vai dar a sua imagem para a sua marca e será associado a marca.
User Generated Content (UGC) ou Conteúdo Gerado pelo Utilizador, em português
O UGC começou a aparecer em 2023 como uma nova tendência de marketing e continua a estar presente nas estratégias de marketing digital para 2024.
Contudo, o UGC permite às marcas que cada cliente seja um embaixador, encorajando a partilha de experiências pessoais com os produtos ou serviços da marca. O cliente partilha a sua opinião e dá mais confiança aos futuros clientes.
Mas quais são as vantagens do UGC?
- Reforça a credibilidade da marca e a confiança dos consumidores;
- Dá uma dimensão humana à marca;
- Aumenta o envolvimento dos consumidores;
- Melhora o SEO.
Marketing de podcast
Os podcast já apareceram há alguns anos e tem sido um formato que os utilizadores gostam imenso por ser um formato fácil de consumir.
Nesse sentido, investir neste formato em 2024 é uma ótima oportunidade para aumentar a relevância e confiança da sua marca.
O facto de ser só um áudio (às vezes acompanhado por vídeo) transmite confiança e proximidade com o ouvinte.
É um formato em expansão e que pode ser muito criativo para melhorar a sua estratégia de Marketing.
Personalização e uso de Inteligência Artificial (IA)
O ChatGPT evoluiu e outras plataformas baseadas em IA generativa foram lançadas ao longo do ano de 2023, como por exemplo: CharacterAI, Jasper, Midjourney, Funcionalidade do Canva etc..
Em 2024, a IA continuará a ser uma tendência.
Acima de tudo, é importante poder entregar uma experiência diferenciada aos consumidores e com o uso da Inteligência Artificial, já é possível personalizar as experiências do consumidor.
Ou seja, a Inteligência Artificial ajuda as empresas em todos os setores: vendas, comunicação, design e muito mais. Esta ajuda pode contribuir para o crescimento da marca e das suas receitas.
Leia, também, sobre como Google Shopping revoluciona as vendas online com recurso à IA.
Então, o que se espera da IA este ano?
- Melhoria da automatização e autonomia: Os sistemas vão poder executar tarefas complexas de forma independente.
- IA generativa e multimodal: Esperamos melhorias na IA generativa, incluindo o processamento e compreensão de informações em várias modalidades, como imagens, som e vídeo.
- Personalização amplificada
- Regulamentação da IA: A IA afeta diferentes empregos e pode trazer impactos aos conteúdos gerados. A legislação não costuma acompanhar o desenvolvimento de novas tecnologias mas neste caso, espera-se uma aceleração das regulamentações.
Em conclusão, em 2024, as tendências de Marketing refletem uma busca contínua pela otimização da experiência do utilizador, centradas nos utilizadores com o UGC, a IA e os vídeos curtos.
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