Partilhamos as 16 tendências em web design para 2023, para o inspirar a construir websites e plataformas online modernas, responsivas e user friendly. 

É verdade que uma tendência é muito mais do que aquilo que é popular no momento, que é determinado pelo comportamento da maioria, do que é mainstream, num determinado período de tempo, mas também é verdade que as tendão cíclicas.

Os designers olham para o passado com nostalgia, criam ligações com estilos e tendências de épocas passadas, dão-lhe uma nova roupagem, o seu cunho pessoal e trazem-nas para o presente.  

As tendências podem surgir, igualmente, com novas tecnologias como a Web3 ou utilizar novas técnicas para construir experiências interactivas e excitantes para os seus utilizadores.

Os designers podem usar tendências para encontrar influências e fazer websites, plataformas ou aplicações para os seus clientes que se mantenham actuais e se liguem às correntes do momento.

O ano das experiências imersivas em web design

Para 2023, o tema de destaque é a mudança para experiências mais imersivas, ou seja, o avanço da tecnologia de construção da web ou os ambientes cada vez mais imersivos como o metaverso.

16 Tendências em web design para 2023

1- De volta ao passado e a estética Y2K

Em 2023, esperamos ver a estética do Y2K continuar a crescer em popularidade. Assim como na moda, música, design de moda e arte, também a tendência dos anos 2000 chegou ao design gráfico e à web.

Alguns designers estão a adotar visuais retrofuturistas, utilizando a estética de Vaporwave, Glitch, e Cybercore. Outros, apenas, incorporam elementos específicos do design Y2K, como por exemplo, o uso de fontes e imagens de tipo retro, fontes e imagens pixelizadas, ou cursores personalizados. 

Dica de design: a partir de um elemento de design, modernize-o de forma a que os seus designs voltem a uma era específica sem se sentirem demasiado temáticos.

Utilize o Wayback Machine do Internet Archive para analisar os verdadeiros designs de websites da época ou acompanhar a evolução do design de um website específico ao longo das décadas. 

Visite o Web Design Museum e encontre ecrãs de desenhos icónicos do final dos anos 90 e início dos anos 2000.

2- Fontes Y2K e desenhos baseados em texto

As fontes utilizadas no design da web durante a era Y2K eram simples, muitas vezes sem serifas ou monoespaçadas, e por vezes visivelmente pixelizadas. Como as imagens eram carregadas lentamente no início dos anos 2000, o web design tinha layouts simples, focados em texto, com muito espaço em branco. 

Em suma, um website clássico da era Y2K poderia ter-se parecido com FanFiction.net de 2001 – muito espaço branco, pequenos ícones de imagem, e muito Arial ou Verdana.

Web Design inspiração - fanfiction.net
Fanfiction.net (2001)

3- Cursores únicos

Nos anos 90 e início dos anos 2000, era comum mudar o cursor para um gato ou um rosto sorridente.

Isto é, o Y2K foi uma altura verdadeiramente divertida na história dos gráficos do cursor.

Em 2023, espera-se ver mais cursores personalizados.

Os cursores podem usar uma imagem original como ícone ou podem usar efeitos animados para criar uma experiência interactiva. 

4- Pixelação

A pixelização, originalmente uma necessidade tecnológica, tornou-se uma tendência à medida que o Y2K resurge duas décadas depois.

Sobretudo, recentemente, os designers têm usado a pixelização em fontes, ícones e imagens para acrescentar interesse visual.

5- Tipos de letra personalizados 

Como os designs de websites baseados em texto tomaram conta nos últimos anos, estamos a antecipar o aumento das fontes personalizadas e das letras criadas à mão como a próxima evolução desta tendência em 2023.  

Todavia, não há designs nem estilos específicos, visto que cada designer dará o seu toque pessoal na construção dos diferentes suportes. 

Pode abordar esta tendência de algumas formas diferentes, como por exemplo, a partir de ferramentas geradoras de fontes como BitFontMaker, FontStruct, e Calligraphr que lhe mostram diferentes formas de construir, descarregar, e usar a sua fonte original. 

6- Estruturas web partilháveis 

Como os criadores estão a partilhar recursos e técnicas como forma de construir comunidade, aumentar a sua reputação e tornar a web um lugar globalmente melhor – vamos ver uma explosão de estruturas partilháveis a entrar em 2023.

Ao mesmo tempo, muitos dos criadores da web querem genuinamente construir uma melhor experiência na web para todos. 

7- Ilustrações 3D

Com a ascensão do metaverso, as ilustrações que imitam o mundo virtual estão a entrar na moda – com ilustrações 3D e Claymorphism a liderar o caminho. 

Embora a ilustração 3D tenha sido uma tendência em anos anteriores, era mais exclusiva da ilustração.

Os sites actuais começam a acrescentar dimensionalidade de uma forma mais imersiva, puxando os utilizadores para o ciberespaço ao adicionar animações, efeitos de página inteira e ilustrações multicamadas.

Da mesma forma, em 2023, veremos um ressurgimento na popularidade das ilustrações 3D no web design. Com estilos de ilustração plana dominando tendências nos últimos anos, o design 3D tornou-se uma forma de os projectos e sítios se destacarem da multidão. 

8- Metaverso

O metaverso é uma ideia, um espaço digital interactivo, e um novo mundo online. 

À medida que os utilizadores da web se habituaram aos espaços online e à realidade virtual, o estilo de design do metaverso tornar-se-á uma parte cada vez mais importante da linguagem visual do design da web em 2023.

Em vez de uma única ilustração 3D ou elemento numa página web, vimos sites a inspirarem-se no metaverso construir um estilo 3D completo para a sua página. 

Isto inclui tudo desde ilustrações, fundos, texto, e até cursores. Inclui também interacções e efeitos animados para ajudar a atrair o utilizador e fazer com que o site seja mais interactivo.

9- Claymorfismo

O claymorfismo cria uma experiência dinâmica de uma forma diferente, dando ao espectador ilustrações que parecem tácteis e reais.

Bem como, muitos utilizadores da web podem ter uma forte ligação emocional aos efeitos da argila depois de crescerem com filmes como “A Ovelha Choné”.

Esperamos ver desenhos inspirados na argila serem populares em 2023, pois combinam efeitos 3D com as figuras humanas caricatas que têm sido populares no design da web ao longo dos últimos anos.

10- Interacções divertidas

Este ano, esperamos ver mais interacções que sejam divertidas e que não sirvam nenhum propósito em particular para além de acrescentar à experiência do utilizador de um website. 

Ou seja, websites semelhantes a aplicações divertidas, em que deixamos os utilizadores brincar com um site para levá-lo a clicar em mais secções de um site maior.

11- Animações  

O carregamento de animações era popular nos primeiros tempos da web.

Recentemente, vimos grandes grupos de designers começarem novamente a incorporar ecrãs de carregamento nos seus designs, ou seja, esta tendência irá continuar em 2023. 

Esta ressurreição do ecrã de carregamento provém da crescente popularidade da interacção, animação e designs imersivos de websites. 

Analogamente, os utilizadores da Web detestam esperar por páginas para carregar e as animações fazem com que a espera se sinta menos como uma tarefa.

12- Trabalho colaborativo

Os ambientes de trabalho a partir de casa e híbridos tornaram-se a norma desde o início da pandemia COVID-19.

Tendo isto em conta, ferramentas digitais que permitem a colaboração remota, ou características que incorporam apoio colaborativo explícito, como as funções e permissões do Webflow, não só são populares como se tornaram essenciais.

Continuaremos a ver a tendência de acrescentar características de colaboração incorporadas às ferramentas digitais continuar a crescer.

A Adobe adquiriu a popular ferramenta de colaboração de design Figma, que é amplamente conhecida pelas suas características de colaboração como a partilha de protótipos e sistemas de design que mantêm os activos partilhados num único local.

Esta aquisição assinala que os locais de trabalho estão a ver o valor do software que suporta a colaboração digital de uma forma mais significativa. Esperamos ver mais e mais ferramentas digitais a lançar funcionalidades de colaboração num futuro próximo.

13- Produtos Premium

Para 2023, esperamos ver mais criadores de conteúdo e empresas a investir em produtos premium.

Todo o conceito da Web3 – que ganhou uma enorme popularidade no ano passado – é a descentralização da web. A construção de conteúdos fechados num website dá-lhe mais controlo sobre a sua comunidade e ajuda-o a ser pago pela criação de conteúdos valiosos.

Um gateway de conteúdo premium ou uma funcionalidade de adesão permite tornar o seu website mais valioso e mais envolvente do que uma simples fonte estática de informação.

Pode adicionar subscrições para rentabilizar os seus modelos e designs. Pode também lançar portais de conteúdo premium aos clientes, acrescentando valor ao trabalho que faz para outros.

14- Sites leves e eficientes 

Tanto o front-end como em back-end, os websites que são leves, rápidos e optimizados para a experiência do utilizador tornar-se-ão mais comuns em 2023. 

Os utilizadores detestam esperar. Não só isso, mas cada vez mais utilizadores estão a aceder a sítios nos seus dispositivos móveis ou redes que podem ser lentos. 

A tendência de websites leves garante que os utilizadores obtenham o que precisam e gostem de aceder ao seu website.

Tecnologias como imagens WebP e técnicas como a concepção de vídeos lazy load, permitem-lhe adicionar todos os meios de comunicação, sem prejudicar a experiência do utilizador.

15- Notificações intencionais

Historicamente, as empresas têm utilizado notificações móveis como ferramenta de vendas. As notificações têm o poder de incitar os consumidores a comprar.

Por exemplo, mais aplicações e websites irão incorporar notificações para se ligarem aos seus utilizadores este ano. O público quer que as suas interacções com as aplicações que utilizam se sintam mais genuínas e mais úteis para eles.

As notificações têm o poder de tornar os websites e as aplicações mais úteis, mais pessoais e mais integradas na vida dos utilizadores. 

Esperamos ver as notificações serem utilizadas de formas mais criativas para interagir com os utilizadores e fornecer informações úteis.

O Twitter adicionou recentemente notificações à sua aplicação que lembram os utilizadores de incluir texto alt quando adicionam imagens.

O texto alternativo é extremamente importante para a acessibilidade, permitindo aos utilizadores que confiam nos leitores de ecrã, tais como os que são cegos e têm baixa visão, compreender o conteúdo de uma imagem. Esta simples adição tem o potencial de aumentar a acessibilidade de toda a plataforma Twitter de uma forma significativa.

16-  Experiências de visualização personalizáveis

Com o aumento da personalização na web, mais sites permitirão experiências de visualização personalizáveis. As experiências na web em 2023 estão a tornar-se mais adequadas às necessidades e preferências dos seus utilizadores. 

As plataformas de construção de sites oferecem agora aos designers as ferramentas para permitir aos seus utilizadores personalizarem facilmente as características da sua experiência no website. Há uma maior consciência da acessibilidade – na sociedade e na web. Características como o modo escuro e o som podem tornar um site mais fácil de utilizar por pessoas com necessidades diferentes. 

As pessoas respondem bem aos sítios que acomodam as suas preferências, interacções e designs que podem personalizar ao seu gosto.

Esta tendência para construir experiências de visualização mais personalizáveis é uma progressão natural da popularidade dos sites como jogos e características interactivas que temos visto em anos anteriores.

2023 é o ano do envolvimento do utilizador

A web é um lugar interactivo e desde sempre, os designers adoram fazer experiências imersivas, jogos criativos, de forma a manter os utilizadores ativos e entretidos.

A grande diferença deste ano, é que irão integrar e envolver os utilizadores sem esforço e sem que tenham a percepção do que está a acontecer. 

Temos agora a tecnologia para capacitar os utilizadores da web a participar na formação da sua própria experiência da web. Por isso, os designers e devs podem construir websites com capacidade de resposta, animações e, acima de tudo, diversão e envolvimento. 

O que é claro é que os websites modernos estão cada vez mais vivos. São lugares onde designers e utilizadores encontram novas formas de interagir e de se envolver. E esta é uma forma maravilhosa de experimentar a web!

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