É normal as empresas apostarem em estar em todo o lado a toda a hora, ou seja, em todas as redes sociais possíveis! Mas será a rede social TikTok a mais indicada para todas as empresas?

Numa simples caminhada pela rua é possível encontrar inúmeras pessoas com os seus telemóveis na mão.

O mesmo vale para restaurantes, shoppings e transportes públicos. Já imaginou a infinidade de oportunidades de apresentar a sua empresa com tanta gente conectada?

Atualmente, a presença digital é essencial para que as empresas possam garantir cada vez mais clientes e fechem muito mais negócios sem precisar de investir em materiais físicos ou deslocamento de pessoal para divulgar seus produtos.

Neste artigo, concentramo-nos na rede do momento – o TikTok. Contudo, o princípio é o mesmo para todas as redes sociais.

TikTok na liderança

O TikTok destronou o Facebook como a rede social de marca mais valiosa do mundo em 2023, segundo o ranking da consultoria Brand Finance. A marca da empresa de Mark Zuckerberg perdeu 42% de valor ao longo do ano passado, enquanto a marca da rede social da ByteDance viu o seu valor crescer 11,4%.

ByteDance é uma empresa de tecnologia digital em Pequim, fundada em 2012, que lançou Douyin, em Setembro de 2016, na China.

Hoje em dia, este nome mantém-se na China. Porém em 2017, ByteDance criou a versão internacional do Douyin para mercados fora da China, designando-o de TikTok após a aquisição da Musical.ly.

O TikTok encontra-se disponível em 155 países, em 75 idiomas e oferece um conjunto de ferramentas de criação e partilha de vídeos entre 15 segundos e 3 minutos.

Números gerais

  • A rede social ganhou bastante popularidade durante a pandemia.
  • Tem 1 bilião de utilizadores mensais ativos.
  • Foi descarregada mais de 3 bilhões de vezes em todo o mundo.
  • Mais de 100 milhões de novos utilizadores entre Outubro de 2022 e Janeiro de 2023.
  • Liderou a lista de descarregamentos em todo o mundo no primeiro trimestre de 2023.
  • Um utilizador do TikTok passa uma média de 23 horas por mês na aplicação.
  • O público faz (maioritariamente) parte da Geração Y e Z.
  • 52% dos utilizadores dizem que encontram novos produtos em anúncios no TikTok.
  • 88% dos TikTokers adoram descobrir novos conteúdos enquanto usam a aplicação.

A sua empresa deve usar o TikTok?

Antes de começar a planear uma estratégia de marketing no Tik Tok é preciso considerar vários fatores:

  • Quais são os seus objetivos?
  • O seu público alvo está presente na plataforma?
  • A sua marca é capaz de produzir conteúdos de vídeo criativos e divertidos?
  • Como se pode diferenciar dos seus concorrentes?

O TikTok é uma rede social famosa pelas trends e vídeos de danças capazes de viralizar conteúdos em poucos dias. Podemos afirmar que, hoje em dia, esta rede social influencia a forma como produzimos conteúdos. Grandes hits do momento vêm de trends do TikTok. Por exemplo, a cantora Anita ganhou o prémio de melhor videoclipe de música latina depois de a sua música Envolver viralizar numa trend do TikTok.

É inegável que o alcance desta aplicação é enorme, mas será que a sua empresa deve investir nela ou deve ficar apenas para o entretenimento das danças e tendências?

Antes de tudo, é necessário entender qual a visão dos consumidores sobre as empresas no TikTok.

A presença das empresas nesta rede tem sido recebida de forma positiva pelos utilizadores, uma vez que 56% seguem alguma marca ou empresa no TikTok e 65% concordaram que o TikTok é capaz de aproximar pessoas e empresas.  

Como vimos nos números gerais em cima, 52% dos utilizadores dizem que encontram novos produtos em anúncios no TikTok, 88% dos TikTokers adoram descobrir novos conteúdos enquanto usam a aplicação e 35%já compraram algum produto ou serviço que encontraram nesta rede social.

Razões pelas quais empresas optam por utilizar o TikTok

  1. Público dinâmico: os utilizadores são muito ativos na plataforma e, por esse motivo, obtêm boas taxas de interacção.
  2. Conteúdo visual: o TikTok é uma plataforma centrada em vídeos curtos e visuais, que podem ser úteis para as empresas que pretendem comunicar a sua mensagem de uma forma concisa e visualmente apelativa. 
  3. Potencial viral: Os vídeos do TikTok podem facilmente tornar-se virais e ser partilhados em grande escala, o que pode dar a uma empresa uma exposição significativa.

Para a maioria das empresas, garantir uma boa presença nas redes sociais é indispensável para obter bons resultados. Por isso, o TikTok para marcas permite:

  • Aumentar visibilidade,
  • Atingir um novo público,
  • Promover os seus produtos ou serviços em vídeo com conteúdo originais,
  • Impactar, engajar e converter em vendas,
  • Interagir facilmente com seus (potenciais) clientes.

Faça pesquisa de mercado antes de aderir às redes sociais

Apesar de tudo, não é porque existe uma rede social que a sua empresa deve estar presente.

Antes de criar um perfil em qualquer plataforma, é preciso saber se faz sentido para o seu negócio e se o seu público está presente nessa rede.  

Afinal, de que adianta investir tempo e dinheiro em conteúdos para divulgar a sua marca se não vai alcançar os seus clientes?

Ao criar o perfil numa rede social, deve sempre analisar qual o público daquela rede – Os seus consumidores estão lá?  

Outro ponto importante, no caso do TikTok são as trends. O conteúdo não deve ser feito para viralizar, precisa sempre de considerar o que faz sentido com a sua persona. Além disso, todos concordamos que o conteúdo das empresas nas redes sociais precisa de ser mais útil do que interessante. Por isso, se quer saber se o TikTok se enquadra na sua estratégia de marketing, é fundamental realizar uma pesquisa de mercado. Dessa forma, terá informações concretas para saber se os seus consumidores estão presentes nessa rede e qual o tipo de conteúdo deve produzir. 

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