É normal as empresas apostarem em estar em todo o lado a toda a hora, ou seja, em todas as redes sociais possíveis! Mas será a rede social TikTok a mais indicada para todas as empresas?
Numa simples caminhada pela rua é possível encontrar inúmeras pessoas com os seus telemóveis na mão.
O mesmo vale para restaurantes, shoppings e transportes públicos. Já imaginou a infinidade de oportunidades de apresentar a sua empresa com tanta gente conectada?
Atualmente, a presença digital é essencial para que as empresas possam garantir cada vez mais clientes e fechem muito mais negócios sem precisar de investir em materiais físicos ou deslocamento de pessoal para divulgar seus produtos.
Neste artigo, concentramo-nos na rede do momento – o TikTok. Contudo, o princípio é o mesmo para todas as redes sociais.
TikTok na liderança
O TikTok destronou o Facebook como a rede social de marca mais valiosa do mundo em 2023, segundo o ranking da consultoria Brand Finance. A marca da empresa de Mark Zuckerberg perdeu 42% de valor ao longo do ano passado, enquanto a marca da rede social da ByteDance viu o seu valor crescer 11,4%.
ByteDance é uma empresa de tecnologia digital em Pequim, fundada em 2012, que lançou Douyin, em Setembro de 2016, na China.
Hoje em dia, este nome mantém-se na China. Porém em 2017, ByteDance criou a versão internacional do Douyin para mercados fora da China, designando-o de TikTok após a aquisição da Musical.ly.
O TikTok encontra-se disponível em 155 países, em 75 idiomas e oferece um conjunto de ferramentas de criação e partilha de vídeos entre 15 segundos e 3 minutos.
Números gerais
- A rede social ganhou bastante popularidade durante a pandemia.
- Tem 1 bilião de utilizadores mensais ativos.
- Foi descarregada mais de 3 bilhões de vezes em todo o mundo.
- Mais de 100 milhões de novos utilizadores entre Outubro de 2022 e Janeiro de 2023.
- Liderou a lista de descarregamentos em todo o mundo no primeiro trimestre de 2023.
- Um utilizador do TikTok passa uma média de 23 horas por mês na aplicação.
- O público faz (maioritariamente) parte da Geração Y e Z.
- 52% dos utilizadores dizem que encontram novos produtos em anúncios no TikTok.
- 88% dos TikTokers adoram descobrir novos conteúdos enquanto usam a aplicação.
A sua empresa deve usar o TikTok?
Antes de começar a planear uma estratégia de marketing no Tik Tok é preciso considerar vários fatores:
- Quais são os seus objetivos?
- O seu público alvo está presente na plataforma?
- A sua marca é capaz de produzir conteúdos de vídeo criativos e divertidos?
- Como se pode diferenciar dos seus concorrentes?
O TikTok é uma rede social famosa pelas trends e vídeos de danças capazes de viralizar conteúdos em poucos dias. Podemos afirmar que, hoje em dia, esta rede social influencia a forma como produzimos conteúdos. Grandes hits do momento vêm de trends do TikTok. Por exemplo, a cantora Anita ganhou o prémio de melhor videoclipe de música latina depois de a sua música Envolver viralizar numa trend do TikTok.
É inegável que o alcance desta aplicação é enorme, mas será que a sua empresa deve investir nela ou deve ficar apenas para o entretenimento das danças e tendências?
Antes de tudo, é necessário entender qual a visão dos consumidores sobre as empresas no TikTok.
A presença das empresas nesta rede tem sido recebida de forma positiva pelos utilizadores, uma vez que 56% seguem alguma marca ou empresa no TikTok e 65% concordaram que o TikTok é capaz de aproximar pessoas e empresas.
Como vimos nos números gerais em cima, 52% dos utilizadores dizem que encontram novos produtos em anúncios no TikTok, 88% dos TikTokers adoram descobrir novos conteúdos enquanto usam a aplicação e 35%já compraram algum produto ou serviço que encontraram nesta rede social.
Razões pelas quais empresas optam por utilizar o TikTok
- Público dinâmico: os utilizadores são muito ativos na plataforma e, por esse motivo, obtêm boas taxas de interacção.
- Conteúdo visual: o TikTok é uma plataforma centrada em vídeos curtos e visuais, que podem ser úteis para as empresas que pretendem comunicar a sua mensagem de uma forma concisa e visualmente apelativa.
- Potencial viral: Os vídeos do TikTok podem facilmente tornar-se virais e ser partilhados em grande escala, o que pode dar a uma empresa uma exposição significativa.
Para a maioria das empresas, garantir uma boa presença nas redes sociais é indispensável para obter bons resultados. Por isso, o TikTok para marcas permite:
- Aumentar visibilidade,
- Atingir um novo público,
- Promover os seus produtos ou serviços em vídeo com conteúdo originais,
- Impactar, engajar e converter em vendas,
- Interagir facilmente com seus (potenciais) clientes.
Faça pesquisa de mercado antes de aderir às redes sociais
Apesar de tudo, não é porque existe uma rede social que a sua empresa deve estar presente.
Antes de criar um perfil em qualquer plataforma, é preciso saber se faz sentido para o seu negócio e se o seu público está presente nessa rede.
Afinal, de que adianta investir tempo e dinheiro em conteúdos para divulgar a sua marca se não vai alcançar os seus clientes?
Ao criar o perfil numa rede social, deve sempre analisar qual o público daquela rede – Os seus consumidores estão lá?
Outro ponto importante, no caso do TikTok são as trends. O conteúdo não deve ser feito para viralizar, precisa sempre de considerar o que faz sentido com a sua persona. Além disso, todos concordamos que o conteúdo das empresas nas redes sociais precisa de ser mais útil do que interessante. Por isso, se quer saber se o TikTok se enquadra na sua estratégia de marketing, é fundamental realizar uma pesquisa de mercado. Dessa forma, terá informações concretas para saber se os seus consumidores estão presentes nessa rede e qual o tipo de conteúdo deve produzir.
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