O SEO (Search Engine Optimation) é uma estratégia essencial para melhorar a visibilidade de um website nos motores de busca. Especialmente quando sabemos que hoje em dia, todos os clientes pesquisam sobre a marca, o serviço ou produto antes de proceder a compra, por exemplo. Descubra as estratégias fundamentais para um bom posicionamento orgânico.

O White Hat SEO refere-se a métodos de otimização que são considerados “honestos” e em conformidade com as diretrizes dos motores de buscas. O seu principal objetivo é entregar ao público conteúdos online de qualidade.

Apesar dos resultados demorarem mais tempo a aparecer, porque o SEO é algo que se trabalha no tempo e precisa sempre de melhorias, eles são mais relevantes para o seu negócio.

Em seguida, apresentamos as estratégias de White Hat que poderão ajudar o seu SEO.

Escrever conteúdos de qualidade

A qualidade do conteúdo é um dos fatores-chave para um marketing digital eficaz.

Quando um website oferece um conteúdo autêntico e de qualidade, tem muito mais hipótese de ser apresentado nas primeiras páginas do SERP, isto é, a lista de resultados das pesquisas feitas na Internet. É, também, chamada de Search Engine Results Page ou apenas página de resultados dos motores de busca.

É, por isso, importante não copiar conteúdo encontrado na internet (Método de Black Hat SEO).

Otimização das palavras-chave

As palavras-chave também são importantes para o seu SEO. Por isso, é necessário selecioná-las com cuidado. Com as palavras-chave certas, o seu conteúdo tem mais probabilidades de aparecer na SERP quando um utilizador pesquisar sobre o seu tema.

Existem várias ferramentas que o podem ajudar a encontrar os termos mais benéficos para o seu SEO:

  • Google Trends
  • Ubersuggest
  • SEMrush
  • Keyword Tool
  • Google Keyword Planner
  • Ahrefs
  • Moz
  • Answer The Public
  • Spy Fu
  • WebPeak

No entanto, utilize as palavras-chaves mas com moderação!

Obter backlinks de qualidade

A criação de backlinks é essencial para uma boa presença online. No entanto, é necessário que essas hiperligações que direcionam para o seu website sejam de qualidade.

Melhorar a velocidade de carregamento do seu website

A velocidade de carregamento do seu website é muito importante para a experiência do utilizador. Quando uma página demora muito a abrir, o utilizador tem tendência a mudar de website. 

Nesse sentido, ao melhorar a velocidade do seu website, os utilizadores vão permanecer no website e talvez pedir mais informações ou mesmo voltar a aceder. 

Quanto mais um utilizador permanecer no seu website, mais o algoritmo vai considerar que o seu link é relevante e de qualidade, por isso irá mostrá-lo nos primeiros resultados na SERP.

Otimizar os seus títulos e meta descrições

O objetivo aqui é tornar as suas páginas visíveis tanto para os motores de busca como para os utilizadores, otimizando os títulos e as meta-descrições. 

Os títulos e as meta descrições, permitem incentivar os utilizadores a entrarem no seu website quando elas são apelativas. Isso irá aumentar a sua CTR (taxa de cliques) e indicar ao algoritmo que  seu conteúdo é interessante.

Desse modo, aconselhamos que preencha as suas etiquetas Título e Meta Descrição com temas específicos para cada assunto desenvolvido em função da página de destino. Para uma maior eficácia, pode incluir a sua palavra-chave principal, com 2 ou 3 expressões de cauda longa. 

Não sabe o que é expressões de cauda longa? Nós podemos ajudar

Desenvolver as suas ligações internas

Não basta criar hiperligações para ligar as diferentes secções do seu website online. Se quiser obter uma boa classificação do SEO, sem contornar as directrizes, tem de desenvolver a sua ligação interna optimizando as suas âncoras. 

Este processo ajuda o algoritmo a compreender melhor a organização das diferentes secções do seu website.

Tornar o seu website responsive

Desde 2015, os websites que não são responsivos são penalizados pelos motores de busca. Hoje em dia, a maior parte das pessoas usam o telemóvel para pesquisar online. Para que o seu website tenha uma boa classificação no motor de busca, é necessário que ofereça uma boa experiência em dispositivos móveis. 

No momento de pensar na criação do seu website, não se esqueça de adotar uma arquitetura responsiva.

Por que usar o White Hat como estratégia?

O White Hat SEO oferece algumas vantagens a longo prazo, porque permite-lhe:

  • Uma melhor classificação na SERP;
  • Obter uma boa reputação online;
  • Evitar penalizações pelos motores de busca.

Para dar seguimento a este artigo, partilhamos também as estratégias que podem prejudicar o seu posicionamento orgânico no nosso artigo sobre o Black Hat SEO.

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